De 28 de fevereiro a 1 de março de 2020 realiza-se a 19.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, organizada pelo Município de Serpa, conta com a parceria de diversas entidades locais e regionais.
Está desde já confirmada a presença dos queijos nacionais com Denominação de Origem Protegida (DOP), bem como a participação de queijos de todo o país.
De Espanha estarão presentes o queijo de cabra de pasta mole, que participou na passada edição, o Queijo de Cabra Certificado em Modo de Produção Biológica, bem como os DOP Queso de la Serena e Queso Manchego.
Enchidos, azeite, vinho e mel, frutos secos, artesanato e outros produtos regionais de qualidade far-se-ão representar.
Integrado na Feira decorrerá o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”, este ano com uma nova categoria, “Inovação”, que visa premiar queijos com apresentações distintas das tradicionais, valorizando a capacidade empreendedora do setor.
Destaque ainda para as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovinos (caprinos e bovinos), demostrações de tosquia e desfile de ovelhas pelas ruas da cidade de Serpa.
As tasquinhas voltarão a oferecer aos visitantes gastronomia e os petiscos locais. Atividades culturais e animação musical completam o programa, destacando-se as prestações dos grupos concelhios de Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014.
A Semana Gastronómica do Queijo decorrerá de 21 de fevereiro a 1 de março, com estabelecimentos do concelho a apresentarem ementas com pratos em que se inclui o queijo e produtos derivados.