22, 23 e 24 de fevereiro – Feira do Queijo do Alentejo 2019

Um dos certames mais emblemáticos do concelho de Serpa está à porta. Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições, terá lugar a 18.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, organizada pela Câmara Municipal de Serpa.

Até ao momento, a feira conta já com cerca de uma centena de expositores inscritos, entre produtores e outras entidades. Confirmada está também a participação de queijos de todo o país, como o Queijo Amarelo da Beira Baixa (DOP), Queijo Picante (DOP) e Queijo de Ovelha de Castelo Branco (DOP), e ainda a participação de vários queijos DOP espanhóis.

Estarão presentes outros produtos regionais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel e as queijadas de requeijão, em simultâneo com um diversificado programa de atividades culturais e de animação.

As atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia também vão marcar também presença, com destaque para as oficinas de fabrico do queijo, a exposição de ovelhas, as demostrações de tosquia e o desfile de ovelhas pelas ruas da cidade de Serpa. Integrado na Feira decorrerá também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira”.

A gastronomia e os petiscos locais são uma das grandes referências deste certame, pelo que a oferta disponibilizada nas várias tasquinhas é muito diversificada.

Para aguçar o apetite, decorrerá entre os dias 18 e 24 de fevereiro, a Semana Gastronómica do Queijo, com os restaurantes do concelho a apresentarem ementas onde este produto é presença forte, servindo como fator de promoção de Serpa, do seu património e da sua gastronomia.

Para levar a Feira do Queijo do Alentejo ainda mais longe, o município está a organizar dois eventos promocionais. Mostra, degustação e venda de queijo e outros produtos de Serpa, acompanhados por atuações de grupos corais do concelho serão o mote. O primeiro evento terá lugar no dia 2 de fevereiro, na Casa do Alentejo, em Lisboa e o segundo momento está agendado para o dia 13 de fevereiro, no Consulado Português, em Sevilha.