Sobre Nós

Friso Cronológico de edições anteriores

A Feira do Queijo do Alentejo decorre anualmente desde 2002, sempre no último fim-de-semana de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, evidenciando-se no panorama nacional das iniciativas ligadas à promoção dos produtos agroalimentares de qualidade e nas produções certificadas, onde sobressai o Queijo Serpa, verdadeiro ex-libris do concelho que lhe dá o nome e do melhor que na região se produz.

Com o objetivo principal de promover este excelente produto e tendo subjacente a estratégia do município no quadro da promoção e valorização dos recursos endógenos enquanto fatores decisivos para o desenvolvimento sustentável, este certame está consolidado e apresenta a cada ano novos fatores de atração, afirmando-se na sua dimensão económica, social, cultural e de promoção turística.

A Feira conta com a presença de mais de uma centena de expositores, entre produtores e outras entidades. Para além do queijo, produto privilegiado, estão presentes igualmente outros produtos regionais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel ou as queijadas de requeijão, em simultâneo com um diversificado programa de atividades culturais e de animação, sendo de destacar o tradicional Encontro de Cante Alentejano, numa viva demostração da força desta expressão cultural e identitária, Património da Humanidade desde 2014.

As atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia marcam também presença forte, com destaque para as oficinas de fabrico do queijo, a exposição de ovelhas, as demostrações de tosquia ou o desfile de ovelhas pelas ruas da cidade de Serpa. Integrado na Feira decorre, também, o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”.

A gastronomia e os petiscos locais são uma das grandes referências deste certame. A oferta disponibilizada nas várias tasquinhas é muito diversificada, sendo de referir também a componente de inovação e experimentação de produtos confecionados à base de queijo nas oficinas de cozinha que integram o programa. Para aguçar o apetite, decorre também anualmente, cerca de quinze dias antes da Feira, a Semana Gastronómica do Queijo, com os restaurantes do concelho a apresentarem ementas onde este produto é presença forte, servindo como fator de promoção de Serpa, do seu património e da sua gastronomia.

A Feira do Queijo do Alentejo é organizada pelo Município de Serpa e integram a Comissão promotora as seguintes entidades: Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Friserpa, ACOS – Associação de Agricultores do Sul e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.